top of page

Banheiro sem janela: Como deixar agradável e arejado?


É bem comum encontrar imóveis com cômodos mais compactos, que exigem melhor otimização. Entre eles, podemos citar o banheiro sem janela, sendo um dos ambientes indispensáveis.

E nesse momento, é preciso se atentar aos pequenos problemas que podem surgir, principalmente quando pensamos na limpeza do espaço. Afinal, como deixar um banheiro sem janela agradável e arejado?



Problemas causados pelo banheiro sem janela


Existem diversos problemas que um banheiro sem janela pode causar aos moradores de casa. Entre eles, podemos listar os principais e mais comuns:

  • Umidade: o banheiro sofre bastante com excesso de umidade, por conta do chuveiro, box, etc. E isso pode prejudicar os móveis e até mesmo a estrutura do ambiente, por isso, é importante dar atenção a esse detalhe;

  • Odores: outro problema causado por um banheiro sem janela são os maus cheiros. Como não há saída de ar, é possível que ocorra o acúmulo de odores, principalmente se ele estiver sempre fechado.

  • Falta de luz natural: a falta de iluminação é um problema bastante comum, no qual contribui para a proliferação de mofo.



Soluções para deixar o banheiro sem janela limpo


Apesar de um banheiro sem janela provocar diversos problemas, saiba que existem soluções para ajudar a manter o ambiente agradável. Confira as principais dicas que vão ajudar nesse processo.


Ventilação do ambiente:

Você tem duas opções, a primeira é um exaustor no espaço. Isso porque, a sua função é sugar o ar do ambiente e jogar para fora.

A segunda opção é investir em grades de ventilação, esse sistema é um pouco parecido com o do exaustor. No entanto, ela faz o ar circular o ar dentro do ambiente, como se tivesse uma janela.

Além disso, é importante destacar que a grande de ventilação é bem mais em conta, por não precisar utilizar energia.

Dessa forma, você consegue eliminar todos os maus odores.


Aposte nas plantas:

Outra solução indispensável é colocar plantas nesse ambiente. Isso porque, além de contribuírem com a decoração, elas conseguem melhorar o ar, filtrando a umidade e evitando o surgimento de mofo.

Lembrando que as mais indicadas são as plantas tropicais, por se adaptarem melhor ao clima quente e úmido. Sendo assim, invista nas:

  • Lírio da paz;

  • Samambaia;

  • Espada de São Jorge;

  • Eucalipto;

  • Avenca.


Instale um toalheiro elétrico:

No banheiro, as toalhas úmidas acabam prejudicando o cheiro do ambiente. Com ele, é possível manter todas bem secas e quentinhas, evitando a proliferação de mofo, além do aumento de umidade no banheiro. Por isso, o toalheiro acaba sendo um ótimo investimento.


Explore a iluminação:

Com a ausência de janela no banheiro, é fundamental caprichar na iluminação do ambiente. Isso porque, não há luz natural no espaço por ser tudo fechado.

A dica é investir em pontos de luz no espaço, porém, é importante atentar-se para onde será direcionada a iluminação. O ideal é sempre focar na bancada da pia, armários e dentro do box do banheiro.


O banheiro sem janela pode causar algumas dores de cabeça aos moradores da casa, porém, com as dicas certas, você consegue lidar. Então, para garantir um espaço limpo e arejado, investia em plantas, sistemas de ventilação, toalheiros térmicos ou mesmo, apenas mantenha a porta aberta.

5 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page