top of page

Formas de ter em seu apartamento mais espaço verde!



Estar em contato com a natureza significa encontrar tranquilidade no meio da correria do dia a dia, seja na zona metropolitana, no litoral ou no interior, estar próximo a uma área verde pode significar um privilégio que poucas pessoas têm.


Se você é uma das muitas pessoas que mora em apartamento e não tem a oportunidade de visitar parques e áreas verdes com frequência, fique tranquilo! Neste post, mostraremos que é possível trazer a qualidade de vida que esses espaços proporcionam para dentro do seu lar.





Combine as plantas com a decoração



Os jardins de uma casa são essenciais na decoração, não é verdade? Um espaço verde no apartamento não é diferente! E a regra para criar um espaço bonito é escolher as plantas pensando na decoração do espaço.

O importante é que as plantas harmonizem com os outros itens de decoração. Móveis rústicos podem ganhar charme com plantas também rústicas, como os mini cactos, seguindo uma tendência de decoração mais latino-americana.

Mas se o morador deseja manter um ar singelo no ambiente, por exemplo, os pequenos vasos são ideais. Eles decoram as mesas do escritório e trazem a natureza para o local. Violetas também são uma boa opção, pois se adaptam bem aos ambientes fechados, além de possuírem grande variedade de cores.





Aposte em plantas que melhoram a qualidade do ar



Muitos dizem que os espaços verdes fazem bem à saúde, e isso é verdade! Algumas espécies de plantas agem como filtros de ar, outras aromatizam o ambiente, tornando-o mais agradável, conforme falaremos, detalhadamente, a seguir.

Também há plantas que contribuem para a redução do cansaço visual, permitindo aos olhos um descanso depois da rotina árdua. Por isso, ao criar um espaço verde no seu lar, prefira as espécies que melhoram a qualidade do ar. Abaixo, destacamos algumas espécies que podem fazer parte do seu jardim:

  • Babosa;

  • Filodentro;

  • Clorófito;

  • Fico;

  • Lírio da Paz.

Todas essas plantas podem ser cultivadas em vaso, exigindo, apenas, um ambiente com iluminação moderada e água uma vez por semana. Para não regar em excesso, verifique a umidade da terra do vaso.





Invista em plantas que aromatizam os ambientes



Como falamos, algumas espécies de plantas perfumam os ambientes e até podem ser usadas para temperar alimentos. Você já imaginou chegar na sua casa e se deparar com o perfume da lavanda ou do Jasmim? Então veja as particularidades de algumas dessas plantas!


Lavanda

O perfume dessa planta é ótimo para acalmar. Ela pode ser cultivada em vasos pequenos, mas deve ficar em um ambiente bem iluminado. Se a sua sala tem uma boa iluminação, vale a pena investir nessa plantinha!


Jasmim

As flores dessa planta se abrem entre 18h e 20h. Ela exige um vaso grande, além de, normalmente, precisar de regas semanais. É uma planta ideal para a sacada.


Alecrim

Além de ser um ótimo tempero — muito usado em carnes vermelhas —, o alecrim tem uma flor bonita e perfumada. Pode ser cultivado em vasos, mas precisa receber luz solar na maior parte do dia, por isso, se o seu apartamento tiver uma sacada, o ideal é que essa planta fique nesse ambiente.


Ainda tem um cantinho sem graça no seu banheiro pedindo uma plantinha? Aposte em mini espadas de São Jorge ou violetas, que também podem enfeitar aquela estante ou mesinha que está apagada na sua sala de estar!

Lembre-se apenas de que as plantas são seres vivos e precisam de atenção. Se você viaja muito, leve isso em consideração na hora de escolher uma planta para decorar seu lar. Também verifique questões como a luminosidade e a umidade para acertar na escolha da planta.

15 visualizações0 comentário
bottom of page