top of page

Tendências de 2023 no ramo imobiliário



De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), mesmo com a alta na taxa Selic, a venda de imóveis no Brasil segue em crescimento. No primeiro semestre de 2022, a venda de novos imóveis aumentou 6,2%, em comparação ao mesmo período de 2021.


Veja agora as principais tendências imobiliárias em 2023 e fique de olho nas oportunidades de investimentos em bairros da Grande Florianópolis.



Aumento na busca por imóveis bem localizados e com áreas de lazer:


As pessoas tendem a buscar locais que facilitem o transporte no dia a dia, além de espaços de lazer e áreas comuns. Por isso, ao investir em imóveis, o ideal é escolher aqueles que tenham:

  • proximidade com vias de acesso, avenidas e linhas do transporte público;

  • em médias, duas vagas de garagem, dois dormitórios e uma suíte;

  • área de lazer com itens como churrasqueira, piscina, academia, salão de festas e bicicletário.

Seguir essas tendências imobiliárias ao planejar seus investimentos vai garantir mais rentabilidade para você em 2023.



Imóveis com espaço para home office seguem em foco:


Morar perto do trabalho já não era prioridade em 2022. Em 2023, o trabalho híbrido ou remoto segue como tendência nas empresas, por isso, os imóveis com espaços para home office devem continuar entre as tendências imobiliárias.


Além disso, ao escolher um imóvel para investir, foque em casas e apartamentos maiores, mas não necessariamente com ambientes integrados. Isso mesmo, por mais que derrubar paredes e integrar espaços seja uma grande tendência de decoração, o pós-pandemia trouxe de volta a valorização da privacidade e dos espaços bem divididos.



Mais tecnologia nos processos e nos imóveis:


A tecnologia continua entre as tendências imobiliárias para 2023, tanto nos processos das imobiliárias como nos empreendimentos. Em relação aos processos, facilidades como a visita virtual no imóvel e a assinatura digital do contrato devem ser ainda mais valorizadas.


Além disso, a tecnologia nos imóveis deve ser cada vez mais valorizada, o que acaba valorizando, também, os seus investimentos. Então, na hora de investir, dê preferência aos imóveis com itens tecnológicos, como:

  • isolamento acústico;

  • câmeras de monitoramento e aplicativo para acompanhamento das câmeras;

  • fechadura eletrônica;

  • tomadas para carros elétricos;

  • portaria virtual.

7 visualizações0 comentário
bottom of page